31ª edição do Curtas Vila do Conde arranca hoje

O evento promete reunir tanto trabalhos recentes de renomados cineastas quanto de talentos emergentes do cinema mundial.

O evento promete reunir tanto trabalhos recentes de renomados cineastas quanto de talentos emergentes do cinema mundial.

A 31ª edição do Curtas Vila do Conde Internacional Film Festival arranca hoje com uma seleção de 45 filmes nas competições nacional e internacional, abrangendo uma diversidade geográfica e variedade de estilos, incluindo ficção, documentário e animação. O festival decorre de 8 a 16 de julho.

Na competição de veteranos, serão apresentadas estreias nacionais de obras recentes de diretores como Lucrecia Martel, Carla Simón, Antonin Peretjatko, Jean-Gabriel Périot e Benjamin de Burca e Bárbara Wagner. Já entre os novos cineastas, será uma oportunidade de descobrir trabalhos de Sarah-Anaïs Desbenoit, Morad Mostafa, Julia Kowalski, Zhang Dalei, Lucas Malbrun, Francesco Sossai e Irati Gorostidi Agirretxe.

No âmbito nacional, o festival também oferecerá uma visão abrangente do cinema produzido atualmente em Portugal, abrangendo obras de diversos diretores, como António Pinhão Botelho, Basil da Cunha, David Ferreira, Dimitri Mihajlovic & Miguel Lima, Diogo Baldaia, Duarte Coimbra, Francisco Carvalho, Inês Teixeira, Mário Macedo & Vanja Vascarac, Marta Monteiro, Mónica Lima, Nuno Amorim, Pedro Bastos, Pedro Neves, Susana Abreu e Tomás Baltazar.

Além disso, o programa inclui sessões especiais com curtas-metragens que fizeram parte da Fábrica de Realizadores - Norte de Portugal, exibidas em Cannes, e também sessões do panorama nacional, com filmes como Pátio do Carrasco – The Damned Yard, On That Day in Lisbon e The Long Legged Man.

A cerimónia de abertura contará com a estreia nacional do filme 20000 Bee Species, a primeira longa-metragem de Estibaliz Urresola Solaguren, vencedora do Urso de Prata de Melhor Atriz Principal no Festival de Berlim deste ano. O filme é uma narrativa delicada e emocional sobre família e identidade, com uma atuação brilhante de Patricia López Arnaiz.

Para encerrar o festival, será exibido Ghost Portraits, a mais recente criação de Kleber Mendonça Filho, que retrata uma história de amor por Recife, explorando suas transformações, detalhes, cinemas e pessoas.

Além das competições e exibições de filmes, o festival também incluirá programas especiais, como Cinema Revisited, dedicado ao trabalho de Augusto Cabrita, e InFocus + Solar - Cinematic Art Gallery, com destaque para uma masterclass e visita guiada conduzida por Deborah Stratman.

Os bilhetes estão disponíveis online e nos locais habituais.

Partilha

Partilha

Top