A banda britânica de rock Blur lançou o seu novo álbum, The Ballad of Darren, na passada sexta-feira, dia 21 de julho. O disco é uma coleção de 10 músicas e explora temas como amor, perda e esperança.
O álbum abre com a faixa-título, The Ballad of Darren, uma balada de amor sobre um homem que está a recuperar da perda. A música é seguida por St. Charles Square, uma canção sobre a nostalgia e a importância das memórias. Outras músicas do álbum incluem Barbaric, uma música sobre a violência e a crueldade do mundo; Russian Strings, uma canção sobre a beleza e a fragilidade da vida; e The Everglades (For Leonard), uma homenagem ao falecido músico Leonard Cohen.
A banda já tinha feito uma pausa de 10 anos, entre 2003 e 2013, durante os quais os membros exploraram os seus projetos musicais a solo. Damon Albarn lançou vários álbuns com Gorillaz e The Good, the Bad & the Queen, Graham Coxon lançou vários álbuns solo e Alex James lançou um álbum de música country, com o seu projeto The Feeling. Dave Rowntree continuou a tocar bateria em projetos paralelos.
Após uma pausa de 8 anos, os Blur voltaram aos palcos em 2022, com o maior concerto da sua carreira, no Estádio de Wembley, em Londres. Este ano, marcaram presença no Porto Primavera Sound, estando também já confirmados para a próxima edição do MEO Kalorama.
Ao longo da carreira, os Blur lançaram uma série de álbuns aclamados. O primeiro álbum, Leisure, foi lançado em 1991 e chamou a atenção do público britânico com seu som pop e indie rock. Com o sucesso do álbum, a banda continuou a sua evolução musical impressionante. The Great Escape (1995), por exemplo, apresentava um som mais elaborado e uma abordagem mais teatral. Em Blur (1997), a banda experimentou com elementos electrónicos em algumas das faixas, para além de incluir baladas emotivas e canções de rock mais tradicionais.
Em 13 (1999), os Blur adotaram uma abordagem mais experimental, com músicas mais longas e complexas, e influências mais diversas, como o gospel e o trip hop. Já em Think Tank (2003), a banda explorou ainda mais novos territórios, com elementos de música eletrónica, hip hop e world music. A banda britânica foi a pioneira no movimento britpop, que aconteceu na década de 90 e trouxe de volta um som mais tradicional do rock britânico, mas também foram para além desse rótulo, criando a sua própria identidade sonora.
Os Blur voltam a marcar presença em Portugal, desta vez no festival MEO Kalorama, no dia 31 de agosto.
© 2025 MyGIGpt | O entretenimento ganhou um novo sentido. | Todos os direitos reservados.