O Boom Festival está de regresso a Idanha-a-Nova, em Castelo Branco, já amanhã, quinta-feira, dia 20 de julho. Até dia 27 de julho, o lago artificial da zona junta 39 mil pessoas, de 177 nacionalidades para viverem toda a experiência do festival que, muito mais do que música, oferece dias imersivos na natureza, nas artes performativas e na diversidade.
A 75ª edição do festival tem como slogan Amor Radical, com o intuito de criar uma "interação positiva que una diferenças e encontre semelhanças". Das centenas de nacionalidades presentes no Boom Festival, apenas 16% são portugueses, o que mostra a diversidade e abrangência mundial do evento.
Para além das mais de 400 horas de música com DJs e artistas mundiais espalhados por vinte e um palcos, o Boom Festival tem vários espaços para relaxar nos The Gardens, artes performativas, workshops e espetáculos de dança, masterclasses, documentários, live painting, meditações guiadas e a famosa dance temple, apelidada de Psycadelic Playground. Também oferece uma área para crianças, o Young Dragons, com atividades específicas para os mais novos. O festival também é bastante elogiado e consagrado pela sua consciência ecológica e preocupação ambiental que, nesta edição, trouxe algumas inovações, entre as quais o desenvolvimento de projetos na área da sustentabilidade ao nível do tratamento de resíduos e de água.
Paralelamente, é a primeira vez que serão medidas as emissões de CO2 de todo o evento e é dado especial especial destaque para os menus alimentares, que são 90% de base vegetal, biológico e feitos com produtos locais de Castelo Branco, algo inovador a nível mundial. Também vai haver um espaço para educar sobre práticas sustentáveis através de uma nova área, a Ecodome.
O Boom Festival faz variadíssimas iniciativas dentro da área ambiental como o saneamento ser 100% compostável, o que se traduz na produção de fertilizante que é adicionado à terra para criação de solo. Por esta e outras ações, no início de 2023, foi distinguido pelo oitavo ano consecutivo com o Green Festival Award, o prémio de sustentabilidade mais importante atribuído a eventos culturais. Em 2014, o fesstival desenvolveu um projeto de cariz social: o Boom Karuna Project, onde apoia ações sociais positivas em todo o mundo, com o objetivo de oferecer uma parte das receitas à comunidade local de Idanha-a-Nova.
Tal como tem acontecido nos últimos anos, os bilhetes deste ano esgotaram em poucas horas. O Boom Festival realiza-se de 2 em 2 anos, no entanto, como esteve em stand by durante quatro anos devido à pandemia, a organização quis oferecer dois anos seguidos a todos os fãs, pelo que realizou-se em 2022 e, agora, em 2023. A próxima edição já voltará com o espaço temporal do costume.
© 2025 MyGIGpt | O entretenimento ganhou um novo sentido. | Todos os direitos reservados.