Criada e realizada por Mònica Terribas, jornalista com uma vasta carreira profissional na rádio e na televisão, bem como nos meios de comunicação públicos na Catalunha, a série é uma investigação exaustiva sobre o Opus Dei que aborda o tema de um ponto de vista inédito.
COMO DEIXEI O OPUS DEI conta, através dos seus próprios testemunhos diretos, a vida de treze mulheres de diferentes origens, países, gerações e sem laços entre si, que vivenciaram em primeira mão os desafios e as realidades do Opus Dei, servindo como numerárias, numerárias auxiliares ou agregadas. Mulheres que relatam ter-se sentido submetidas a tratamento abusivo no trabalho, psicológica e espiritualmente, do qual decidiram sair e que agora se atrevem a denunciar.
O documentário incorpora também as vozes de profissionais com conhecimento sobre o tema, incluindo jornalistas, psicólogos, advogados e outros especialistas na área, que fornecem contexto tanto sobre o Opus Dei como sobre as experiências de vida narradas na série: o jornalista de investigação Gareth Gore, autor de Opus (Editorial Crítica), Antonia Cundy, jornalista do Financial Times; Laura Merino, psicóloga; Vega González, psicóloga clínica e diretora-geral do Centro de Assistência e Investigação em Socioadições (AIS); John Paul Lennon, psicólogo especializado em abusos e cultos religiosos e Sebastian Sal, advogado de defesa no “caso dos 43”, ex-numerários auxiliares na Argentina e noutros países da América Latina.
Embora o Opus Dei tenha enfrentado severas críticas por parte de antigos membros da organização desde a década de 1970 pela sua dinâmica coerciva, esta é a primeira série documental a abordar o tema com múltiplos casos e versões coincidentes. Mònica Terribas, criadora e realizadora de COMO DEIXEI O OPUS DEI, declarou: “Como Deixei o Opus Dei coloca o espelho diante do Opus Dei e reflete as experiências de mulheres reais que descrevem ter sofrido a violação dos seus direitos e ter recebido abuso psicológico e espiritual dentro da instituição. São vidas reais de mulheres de todas as idades e de países muito diferentes que respondem ao mesmo padrão.”
O Opus Dei é uma instituição secular da Igreja Católica, com sede em Roma, fundada em Espanha em 1928 pelo posteriormente canonizado Josemaría Escrivá de Balaguer, e com uma forte presença em todo o mundo, especialmente em Espanha e na América Latina. O documentário incorpora um arquivo documental, bem como um enquadramento histórico, cultural e social que nos permite compreender as circunstâncias em que estas mulheres viveram e tomaram as suas decisões.
© 2025 MyGIGpt | O entretenimento ganhou um novo sentido. | Todos os direitos reservados.