Que caminhos se desenham por estas ruas? É o ponto de partida deste ano da organização do Festival A Porta que celebra a sua 10ª edição de 2 a 8 de junho, com regresso à Rua Direita. A artéria emblemática do centro histórico de Leiria, que tem sido lugar privilegiado da intervenção pela arte, identitária do Festival, volta a ter um lugar de destaque nesta edição especial.
A Porta reabrirá, também, ao público, a antiga e inativa Pousada da Juventude, "num contexto de reflexão e auscultação ao público sobre de que forma aquele espaço pode servir a comunidade e responder à necessidade de alargamento dos serviços da contígua Biblioteca Municipal de Leiria".
A edição de 2025 d'A Porta também traz de volta a Casa Plástica, num formato diferente em que a exposição coletiva, de artes plásticas, se distribui por vários lugares, em vez de se condensar num só espaço, como era habitual.
A Feira Bandida, distribuída pelas ruas, as atividades infanto-juvenis e o serviço educativo, a música, os jantares temáticos em casas privadas, as experiências surpresa do TransPORTA-te e, claro, a abertura de novas portas voltam também ao programa nesta 10.ª edição.
Regresso à Villa Portela
Os concertos das noites de sexta, dia 6, e sábado, dia 7, terão lugar na requalificada Villa Portela que se prepara para dar lugar ao muito desejado Centro de Artes Villa Portela. Será um novo equipamento cultural da cidade, com foco na arte contemporânea e inauguração prevista para o mês de maio.
Por ali passarão alguns dos nomes mais sonantes do cartaz musical d'A Porta, recheado de boas surpresas, que será anunciado muito em breve.
Destaque ainda para um dos dias mais apreciados do público, o domingo de encerramento que, este ano, também terá lugar nos jardins da Villa Portela, onde se espera voltar a ver famílias inteiras de manta estendida, lado a lado com os festivaleiros "profissionais", num dia de todos e para todos.
© 2025 MyGIGpt | O entretenimento ganhou um novo sentido. | Todos os direitos reservados.