A primeira longa-metragem do realizador britânico de origem filipina Paris Zarcilla é um thriller avassalador que conta a experiência da imigração a partir de uma perspectiva aterrorizante.
Após ter disputado o prémio de Melhor Longa Europeia na competição Méliès d'argent na última edição do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, "Graça Furiosa" chega finalmente às salas portuguesas pelas mãos do MOTELX e da FilmTwist.
Distinguido, em 2023, com o Grande Prémio do Júri e o Prémio Thunderbird Rising, no SXSW (EUA), e com os prémios do Público, do Júri Jovem e da Crítica Internacional, no Festival Internacional de Cinema Fantástico de Neuchâtel (Suíça), "Graça Furiosa" é uma obra catártica onde Paris Zarcilla se debate com questões de identidade e de origem, depois de assistir à discriminação perante a comunidade filipina e ao aumento do racismo contra os asiáticos, no Reino Unido.
Factos que confrontaram o realizador durante o tumultuoso confinamento, em 2020, e que serviram de rastilho para esta história de imigração muito pessoal, contada através dos códigos do terror. "No momento em que a pandemia se alastrava a todo o vapor, senti uma revolta que precisava de libertar. Estava cansado de segurar tudo isso às costas", explica o autor que define este seu trabalho como um "coming-of-rage": a raiva enquanto libertação.
A película inspira-se assim nas próprias experiências de Zarcilla em criança, para relatar a história de Joy, uma imigrante filipina sem documentos que, desesperada por estabilidade e um abrigo seguro para a sua filha, Grace, consegue um emprego de cuidadora de um velho aristocrata moribundo. Porém, naquela mansão assombrada, o que à partida parece melhorar as suas vidas e concretizar o alcance de um visto permanente em Inglaterra transforma-se num enorme pesadelo quando algo sinistro se faz sentir, ameaçando tudo pelo qual trabalharam.
© 2025 MyGIGpt | O entretenimento ganhou um novo sentido. | Todos os direitos reservados.