Motel X apresentou edição de 2024

Os aguardados "Sasquatch Sunset", "In a Violent Nature" e "Oddity", a mais recente longa de Edgar Pêra sobre Pessoa e Lovecraft criada com IA, a recordação da primeira obra cinematográfica do maestro António Victorino D'Almeida, o ciclo de filmes de terror proibidos pela ditadura e o elevado número de curtas portuguesas em competição preenchem para já o corpo de novidades do 18.º MOTELX.

Os aguardados "Sasquatch Sunset", "In a Violent Nature" e "Oddity", a mais recente longa de Edgar Pêra sobre Pessoa e Lovecraft criada com IA, a recordação da primeira obra cinematográfica do maestro António Victorino D'Almeida, o ciclo de filmes de terror proibidos pela ditadura e o elevado número de curtas portuguesas em competição preenchem para já o corpo de novidades do 18.º MOTELX.

A 18.ª edição do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa acontece de 10 a 16 de Setembro, na casa de cinema da Avenida da Liberdade, que volta a ser a morada oficial da grande festa do terror e o lugar por onde desfilam os principais títulos contemporâneos do cinema de género, com passagens pelas suas raízes e coordenadas para o futuro.

Sete dias de ferozes estreias exclusivas, revisitações de clássicos, convidados, conversas e parcerias, numa alucinante programação que mantém o MOTELX na linha da frente dos festivais mundiais.

Entre as novas confirmações, um dos maiores destaques vai para o mais recente e inesperado filme dos irmãos norte-americanos David e Nathan Zellner, "Sasquatch Sunset" (com produção executiva de Ari Aster), um retrato bizarro e rigoroso da vida quotidiana de uma família de criaturas. Também a estrear em solo nacional, distinguem-se o arrepiante thriller do realizador alemão Tilman Singer, "Cuckoo", que tem por cenário um resort nos Alpes repleto de segredos obscuros, com Hunter Schafer, actriz da série "Euphoria"; os canadianos "In a Violent Nature", de Chris Nash, e "Humanist Vampire Seeking Consenting Suicidal Person", de Ariane Louis-Seize; e a co-produção EUA e Reino Unido, "Your Monster", de Caroline Lindy.

Da Europa, chegam o irlandês "Oddity", pesadelo paranormal de Damian Mc Carthy - uma das revelações do último SXSW - , e o francês "Plastic Guns", de Jean-Christophe Meurisse, autor de "Laranjas Sangrentas". Ambos completam para já as novidades da secção Serviço de Quarto e somam-se aos anteriormente anunciados "The Devil's Bath" (Áustria, Alemanha), de Veronika Franz e Severin Fiala, "Exhuma" (Coreia do Sul), de Jang Jae-hyun, e "Sayara" (Turquia), de Can Evrenol, convidado no Festival.


Em 2024, entramos novamente pelo Quarto Perdido adentro para descobrir mais filmes e cineastas que definem o terror português. "A Culpa" (1980) representa a estreia em cinema do compositor e maestro António Victorino D'Almeida (com presença garantida na sessão) e um dos primeiros exemplos de ficção, depois do 25 de Abril, sobre a guerra colonial.

A viagem pela filmografia de género do país tem outra paragem em "As Desventuras de Drácula Von Barreto nas Terras da Reforma Agrária" (1977), uma curta-metragem desenvolvida pela Célula de Cinema do PCP.

O 18.º MOTELX inaugura ainda uma secção que sublinha obras inqualificáveis da sétima arte. A Sala de Culto resgata o telefilme da RTP "Experiência em Terror" (1987), de António de Andrade Albuquerque, totalmente criado com amadores e baseado num conto de Dick Haskins (pseudónimo literário do realizador), e apresenta o buddy movie independente "O Velho e a Espada" (2024), de Fábio Powers, uma ode à série B, rodada na Beira Baixa e pronta para se tornar lendária.

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