MOTELX entra em digressão "on tour"

Depois da 17.ª edição, o MOTELX arrancou numa digressão pelo país que dura até Novembro, com uma passagem exclusiva por Edimburgo, onde serão apresentas algumas das curtas e longas-metragens do Festival de 2023.

Depois da 17.ª edição, o MOTELX arrancou numa digressão pelo país que dura até Novembro, com uma passagem exclusiva por Edimburgo, onde serão apresentas algumas das curtas e longas-metragens do Festival de 2023.

Até 15 de Novembro o MOTELX faz-se à estrada para uma digressão que passa por várias localidades portuguesas, e ainda por Edimburgo na Escócia. A primeira paragem aconteceu no passado dia 20, no Auditório Fernando Lopes-Graça, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada.

A digressão continua em Lisboa, a 27 de Outubro, no Cinema Fernando Lopes, com a pré-estreia exclusiva do filme que preencheu a cerimónia de abertura do 17.º MOTELX, o francês "Reino Animal" ("Le Règne Animal"), de Thomas Cailley. Protagonizado por Romain Duris e Adèle Exarchopoulos, este eco-terror traduz-se numa alegoria sobre a capacidade dos humanos (con)viverem na diferença, seja entre si, entre espécies ou com a natureza.

No dia seguinte, o Festival segue para a capital da Escócia, Edimburgo, para uma sessão de curtas portuguesas ("O Intruso" e "Uma Piscina") e de curtas do Reino Unido, da Earthing Productions, completada por um cine-concerto onde a música de José Pedro Pinto e Atzi Muramatsu acompanha a projecção de "Misericórdia", o poema visual de Gonçalo Loureiro. 

A seguir na margem sul do Tejo, em Palmela, o MOTELX apresenta uma sessão especial Halloween de Sustos Curtos, no Auditório Municipal de Pinhal Novo (29 de Outubro), e o vencedor do Prémio do Público da edição de 2023 do Festival, o medieval "Irati", do realizador espanhol Paul Urkijo Alijo, no Cine-Teatro São João (15 de Novembro).

A 31 de Outubro, na aguardada noite de Halloween, o Festival segue para o Auditório António Campos do Museu da Imagem em Movimento, em Leiria, com curtas-metragens nacionais e internacionais assustadoras: "O Abafador", "Gangrene" (vencedor do Prémio Méliès d'argent - Melhor Curta Europeia 2023, de Ignacio Gil-Toresano Fernández), "Paralisia", "Nude", "Dead Wheel" e "We Forgot About the Zombies". Mais a norte, na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto, celebra-se o Dia das Bruxas com as curtas portuguesas "O Abafador", "Paralisia", "Monstros", "Maelstrom", "Casa Incerta" e "Dead Wheel".

A digressão de Outono do MOTELX visita ainda o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Moita, para dois dias de terror com uma sessão de curtas made in Portugal (10 de Novembro) e pela exibição de "Good Boy" (11 de Novembro).

Partilha

Partilha

Top