A cidade da Amadora está prestes a celebrar mais uma edição dos prestigiados Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA). Os nomeados para este ano já foram revelados, com 25 obras a competirem em 5 categorias distintas, que incluem, por exemplo, Melhor Obra Estrangeira de BD Editada em Portugal e Melhor Obra de Autor Nacional. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no Ski Skate Amadora Park, a 22 de outubro, às 18h00.
As obras nomeadas vão desde Spirou - Diário de Um Ingénuo, de Émile Bravo, até obras nacionais como Elviro, de Paulo J. Mendes. Para o prémio de Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português, o vencedor terá a honra de receber uma quantia de €5.000. Este gesto ressalva o compromisso do Amadora BD em incentivar e reconhecer o talento dos autores portugueses.
A decisão recai nas mãos de um júri composto por três especialistas: Hugo Pinto, João Ramalho Santos e Paulo Monteiro. Estes, com vasta experiência e conhecimento na área da banda desenhada, têm a difícil tarefa de selecionar os vencedores de entre as obras nomeadas. Os Prémios de Banda Desenhada da Amadora, uma iniciativa que data de 1990, são parte integrante do festival Amadora BD, evento que se destaca no panorama nacional e europeu como um dos mais importantes festivais dedicados à banda desenhada.
O Amadora BD, já na sua 34ª edição, ocorrerá entre 19 e 29 de outubro. Este ano, o festival tem como temática Clássicos Intemporais, homenageando personagens icónicos da banda desenhada, como o Super-Homem e Garfield. Com uma programação recheada, que inclui exposições, lançamentos e oficinas, o festival promete ser um ponto de encontro para amantes da banda desenhada, unindo autores, editores e fãs numa celebração deste género literário tão amado em Portugal e no mundo.
© 2025 MyGIGpt | O entretenimento ganhou um novo sentido. | Todos os direitos reservados.