Oppenheimer foi filmado em 57 dias

O filme de Christopher Nolan é o mais longo da carreira do realizador, com a duração de 3 horas.

O filme de Christopher Nolan é o mais longo da carreira do realizador, com a duração de 3 horas.

O novo filme de Christopher Nolan, Oppenheimer, está quase a estrear nos cinemas. O filme conta a história de Robert Oppenheimer, o criador da bomba atómica que destruiu as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, no final da II Guerra Mundial. Com um elenco de luxo – Cillian Murphy, Matt Damon, Emily Blunt, Robert Downey Jr., Rami Malek, Florence Pugh, entre outros – o filme promete ser um dos melhores do ano.

Cillian Murphy, ator responsável por interpretar o personagem J. Robert Oppenheimer no filme, revelou em entrevista, durante o podcast de Marc Maron, que o filme foi filmado em pouco mais de um mês. O ator comentou que trabalhar com Christopher Nolan, revelou que o ritmo foi de loucos e evidenciou os cenários do filme "são enormes, mas parece que estamos num filme independente". Murphy explicou ainda que o realizador é muito analógico, não recorrendo a monitores nem algo que se pareça, propocionando uma experiência de trabalho apenas entre o elenco e o cineasta. Durante as gravações, o ator não comparecia nos jantares de equipa, segundo avança Matt Damon, parte do elenco, referindo o cansaço mental de Murphy.

Oppenheimer necessita de vários metros de película, cujo comprimento chega perto dos 20 quilómetros e com o peso a rondar os 27 quilos. O filme para IMAX é enorme e esteve perto de não caber nos projectores dedicados, apesar destes conseguirem levar até 180 minutos de película. O realizador colaborou com a Kodak para o desenvolvimento de uma câmara especial para filmar em preto e branco. Para além disso, Oppenheimer é o filme mais longo da carreira de Nolan, com cerca de 3 horas de duração.

Este é o 12º filme de Christopher Nolan e promete ser aclamado como uma das melhores estreias no cinema de 2023. Mas não é só o elenco e a direção que criam essa expectativa: a produção do longa-metragem trará inovações para a indústria, para além de cenas inéditas e um quadro de romance incomum para os trabalhos do realizador.

Oppenheimer estreia no dia 20 de julho nos cinemas portugueses, no mesmo dia de Barbie. Segundo a InsiderNolan expressou frustração com a Warner Bros. por ter decidido estrear o filme no mesmo dia que o seu.

Partilha

Partilha

Top