Já estão abertas as inscrições para os Prémios de Banda Desenhada da Amadora

A 34ª edição do Amadora BD acolhe novamente o prémio que valoriza a produção de banda desenhada em Portugal e no mundo.

A 34ª edição do Amadora BD acolhe novamente o prémio que valoriza a produção de banda desenhada em Portugal e no mundo.

Estão abertas as candidaturas para a competição Prémios de Banda Desenhada da Amadora(PBDA) 2023, até ao dia 2 de setembro, dando oportunidade a criadores de banda desenhada, nacionais e internacionais, de participarem numa das mais prestigiosas competições do género. Esta é uma proposta da Câmara Municipal da Amadora e integra o festival Amadora BD.

Distinguir os autores e as edições de banda desenhada publicadas em Portugal é a principal motivação desta iniciativa, que terá lugar na 34ª edição do festival. Pelo terceiro ano consecutivo, a Melhor Banda Desenhada de Autor Português será premiada com um valor monetário de cinco mil euros.

Os Prémios de Banda Desenhada da Amadora 2023 estão divididos em cinco categorias: Melhor obra de banda desenhada de autor português, Melhor obra estrangeira de banda desenhada editada em Portugal, Melhor fanzine/publicação independente, Melhor edição portuguesa de banda desenhada e Prémio Revelação. Todas as obras publicadas em Portugal entre 1 de agosto de 2022 e 1 de agosto de 2023 são elegíveis para a competição, desde que tenham distribuição comercial, um mínimo de 30 páginas e/ou as publicações sem distribuição comercial, com no mínimo 12 páginas.

Um painel de especialistas — com Hugo Pinto, representante do Município da Amadora, o crítico literário e perito em banda desenhada João Ramalho Santos, e o Presidente do Clube Português de Banda Desenhada Paulo Monteiro — compõe o júri que irá anunciar os nomeados para os PBDA 2023 no início de outubro. Os vencedores serão anunciados durante o festival Amadora BD 2023.

A 34ª edição do Amadora BD, que ocorrerá de 19 a 29 de outubro, volta a ter como palco a cidade da Amadora. Com o tema Clássicos Intemporais, o festival inclui 13 exposições de reconhecidos autores de banda desenhada nacionais e internacionais.

O festival irá ocupar três locais na cidade, com o Núcleo Central a manter-se no antigo Ski Skate Amadora Park. Este espaço acolherá uma área expositiva e comercial, além de um espaço totalmente dedicado ao universo dos videojogos. A Galeria Municipal Artur Bual e a Bedeteca da Amadora - Biblioteca Fernando Piteira Santos também acolherão exposições.

O Amadora BD, ao abordar conteúdos generalistas, visa atrair um público amplo, cumprindo assim a sua missão de formar novos leitores de banda desenhada. A edição de 2023 contará com uma ilustração original de Bernardo Majer, vencedor do prémio de Melhor Obra de BD de Autor Português nos PBDA em 2022.

O MyGiG é parceiro oficial de comunicação do Amadora BD 2023.

Partilha

Partilha

Top