"Vidro Fumê" em estreia nos cinemas

Pedro Varela regressa ao grande ecrã com um thriller rodado no Rio de Janeiro, que aborda a violência contra as mulheres.

Pedro Varela regressa ao grande ecrã com um thriller rodado no Rio de Janeiro, que aborda a violência contra as mulheres.

O filme parte da criação de um paralelo entre duas experiências vivenciadas por personagens provenientes de realidades muito distintas. Inspirado num caso verídico ocorrido no Brasil em 2013, o realizador português oferece uma reflexão cinematográfica profunda sobre as questões sociais e raciais que assolam a sociedade contemporânea. 

A narrativa de 'VIDRO FUMÊ' acompanha Mary (Ellie Bamber – 'Animais Noturnos), uma jovem norte-americana, que ao mudar-se para a vibrante cidade do Rio de Janeiro é subitamente sequestrada juntamente com o seu namorado, enfrentando uma noite de terror. Marcada pela brutalidade do ataque, a protagonista mergulha numa complexa luta interior para voltar a recuperar o controlo da sua vida, numa sociedade que, muitas vezes, silencia e ignora os crimes cometidos contra as mulheres.

Em paralelo, o filme de Pedro Varela dá-nos a conhecer a ativista Miriam (Mari de Oliveira – 'Mate-me Por Favor'), que enfrenta diariamente o assédio de Azevedo, um político brasileiro corrupto, cujo único objetivo é ganhar notoriedade junto da comunidade local, aproveitando-se do trabalho que a jovem Miriam coordena.


Para Pedro Varela, 'VIDRO FUMÊ' é "um filme processo, que nasceu com o intuito de esmiuçar a anatomia de um crime, de forma a chamar a atenção para um problema estrutural que afeta milhões de mulheres em todo o mundo".

Rodado no Rio de Janeiro, o trabalho visual de 'VIDRO FUMÊ' traz ao filme uma intensidade palpável e intensa, capaz de não só contar uma história poderosa como de criar um veículo para a reflexão social.

Partilha

Partilha

Top